terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dicas de Livros

Vai ai gente umas dicas de livros gastronómicos... sei q muitos estão desactualizados mas eles são bons e valem a pena lê-los.

A fisiologia do gosto, de Jean-Anthelme Brillat-Savarin (379 págs.)
Editora: Companhia das Letras
“Brillat-Savarin foi um gastrônomo do início do século 19 que viveu o momento da Revolução Francesa. Ele fundou a ciência da gastronomia. Este livro, não é uma obra com referências técnicas, mas histórica, tendo como pano de fundo a França daquela época.”
Marie-France Henry, sócia do restaurante La Casserole

Miscelânea da Boa Mesa de Schott, de Bem Schott.
Livro de curiosidade

Padaria em Casa, de Anquier, Olivier

Há mais de 25 anos em solo nacional, o padeiro Olivier Anquier nao se cansa de acumular sucessos. De modelo a proprietário de uma famosa padaria, ele parece ter toque de mágico: tudo o que faz, faz com prazer e, portanto, bem feito.
Sua mais recente criaçao é um livro revelando os segredos dos seus deliciosos paes, adaptados para que qualquer um possa prepará-los em casa. De maneira didática e acessível, o livro traz ingredientes e informaçoes ilustradas sobre preparo, oxigenaçao e manuseio da massa. Ainda sobra espaço para onze saborosas receitas de paes tradicionais, diets, croissants e brioches.

Com Unhas , Dentes & Cuca : Prática Culinária e Papo-cabeça ao Alcance de Todos, de Atala, Alex; Dória, Carlos Alberto . Editora: Senac São Paulo

Durante mais de três anos de conversa, reflexão e pesquisa, Alex Atala e Carlos Alberto Dória – dois experts da gastronomia em campos distintos – fermentaram o projeto de um livro de cozinha sem receitas, listas de ingredientes definidos ou modos de preparo preestabelecidos. Maturaram as idéias, temperaram o texto, esmeraram-se na apresentação. O resultado é este livro.
Os autores revisitam o conhecimento clássico da culinária estabelecido nos últimos séculos e apresentam as novas técnicas desenvolvidas pelas indústrias do setor e pelas universidades: uma verdadeira revolução tecnológica que possibilita o cozimento a baixas temperaturas ou a vácuo, a confecção de sorvetes sem o tradicional resfriamento progressivo em movimento e o preparo de mousses e emulsões de maneiras completamente diferentes, entre outras inovações.

CHURRASCO, PAIXÃO NACIONAL
Chef André Boccato

O livro possui 160 páginas e, além de todas as orientações e dicas, traz, ainda, um capítulo com a História do churrasco, escrito pelo historiador Ricardo Maranhão, e um glossário de termos pertinentes à arte. "Churrasco Paixão Nacional" tem o apoio do Grupo Bertin, um dos maiores exportadores de carne bovina do país que está comemorando 30 anos de atuação.

O Leite na Paulicéia, de João Castanho Dias
O LIVRO QUE RESGATA A MEMÓRIA DO LEITE
Quatro profissionais para ninguém botar defeito se reuniram para fazer o primeiro livro brasileiro de técnicas de culinária. Uma obra inédita no país. E, como ninguém já nasce sabendo, ele vai facilitar sobremaneira a sua vida, principalmente na hora em que alguma receita pedir para branquear um espinafre, usar um tomate concassé ou fazer um fundo de crustáceo.
São mais de 300 receitas entre molhos e sopas, saladas, ovos, acompanhamentos, carnes, panificação e confeitaria. "400g" une teoria e prática, e convida o leitor a experimentar os vários caminhos da cozinha para achar no final a sua própria expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário