quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Coco Chanel


"'Onde uma mulher deve usar perfume?', perguntou-me uma moça. 'Onde ela quiser ser beijada', eu respondi." [ Coco Chanel


A estilista francesa Gabrielle Chanel (1883-1971) sua trajetória é recheada de sexo, heroís­mo e política.Gabrielle Chanel - ou Coco, "queridinha", nome que adotara quando cantava em cafés entre os anos de 1905 e 1908 - já era bastante conhecida quando, martelando as botas no famoso passo de ganso, as tropas do Führer cruzaram o Arco do Triunfo, em Paris. Os chapéus, o look masculino, as roupas confortáveis e o famoso "pretinho básico", tudo recendendo ao perfume Chanel no 5, lançado em 1922, a tinham consagrado. Mas foi durante a Segunda Guerra que seu papel chamou a atenção dos historiadores. Foi quando a já famosa estilista ligou-se, como tantos franceses, aos alemães. Tal tipo de ligação ao longo dos anos ficou conhecida como "colaboração".
Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.
A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária.

Este texto foi retirado de dois sites, que vocês podem acessá-los.
http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/cinema/coco-chanel-moda-tempos-guerra-502701.shtml

Vejam O FILME
Coco antes de Chanel, de Anne Fontaine. Com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde e Alessandro Nivola. Estreia prevista para este mês.

"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino." [ Coco Chanel ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário